segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Surf, Harmonia, Educação

Vivemos em uma sociedade, em um sistema, onde a educação tem sido dia-a-dia deixada de lado, assim como o respeito, como a solidariedade. Os valores morais mudaram muito, foram trocados por outros valores. Muitos hoje preferem os valores materiais ao custo dos valores morais, da saúde. Outros desejam por exemplo que seus filhos tenham dinheiro, tenham status e não se dão conta de que isto pode custar-lhes a felicidade.
Mas o que tem isso relacionado ao surf?
Tudo. Assim como está relacionado ao futebol, ao tênis, a medicina, ao direito, a administração, a família e a tudo que existe na sociedade.
Coloquemos a humildade a frente da arrogância. A educação a frente da ignorância. A felicidade a frente da riqueza. Mas não vamos confundir: Não estou afirmando que não é possível riqueza e felicidade.
Onde então quero chegar? Não vou dizer-lhes. Tirem suas próprias conclusões lendo o que segue.
Temos no surf exemplos de comportamento que podem nos mostrar como seriam os ambientes, qualquer deles, se todos tivessemos esta atitude. E não só no surf, também em outros esportes e em pessoas públicas que se tornaram ídolos. Exemplos: Adriano Mineirinho, Jean da silva. Atletas da novíssima geração. São educados, cordiais, cumprimentam a todos. Puxam o bico de sua prancha na rainha da série se você estiver na preferência. Se abordados, conversam amigavelmente com qualquer pessoa.
Morongo, isso mesmo, o da Mormaii. Ao me ver surfar uma perfeita direita na Silveira, dia clássico, no quintal da sua casa, enquanto remava para o outside estampava um sorriso de satisfação que, tenho certeza era o prazer de ver um desconhecido curtindo aquele momento mágico que tantas vezes ele já curtira. Temos Ricardo Bocão, que em meio a um mar clássico na mesma Silveira, na caminhada em direção as pedras após uma longa direita, atende a um pedido de fãs, ídolo que é, e tira fotos estampando uma simpatia que só quem está em harmonia poderia demonstrar.
Poderia falar ainda de Guga Kuerten, ou de Ari Toledo, ou Cristiana Oliveira e Galvão Bueno. Passagens que me foram relatadas, exemplos de educação e comportamento.
Permanece a esperança de que um dia chegaremos lá. Permanece a fé de que as pessoas com estas características contagiem e façam seguidoras as demais. E isto se refletirá na sociedade, em todos os lugares e então teremos estádios sem alambrados, trânsito sem mortes, casas sem muros e portões.
E teremos no outside a mais pura energia, digna do verdadeiro espírito do surf.


Bom surf!

Nenhum comentário:

Postar um comentário