segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Surf Animal

Animal sim! Mas não devido as altas ondas que estavam rolando neste sábado pela manhã (12-maio-07) em Navegantes - SC, no centro. A condição era praticamente perfeita: Terral, ondas de aproximadamente um metro com séries maiores, ondulação de leste com influência de sudeste, constante, esquerdas, direitas e tubos, vários tubos. Mais perfeita só mesmo se estivesse com 1,5 a 2,0 metros e água cristalina, já que a água de Navegantes (assim como a de Barra Velha-SC, Barra do Sul-SC, Itapoá-SC, etc) é quase sempre "barrenta". Animal porque os "locais" de Navegantes estão se superando em termos de ANIMALIDADE (s. f. 1. Caráter do que é animal. 2. Conjunto dos atributos puramente animais.).
Como um bando de hienas (só consigo me lembrar deste animal para fazer a comparação, devido a aparência e formas de ação) expulsam surfistas desconhecidos da água. Os cercam, intimidam com berros e ameaças e não os deixam até que pisem na areia. Como cães que protegem seu alimento, com berros e gritos de intimidação impedem que você reme em uma onda, mesmo que na preferência ou melhor, mesmo que além de estar na preferência você esteja melhor posicionado em pelo menos 10 metros de distância.
Localismo?
Não. Locanimalização! (Animalização - s. f. Ato ou efeito de animalizar(-se).)
Sim, porque quero acreditar que aqueles que se acham surfistas e no direito de ter tal comportamento, não são animais, mas estão passando por um efeito de animalização, coisa do ser humano que se transforma quando está em bando. Somente assim consigo continuar acreditando que estamos evoluindo. Talvez eu esteja me iludindo, mas tenho que acreditar.
Pegamos nossas ondas, algumas muito boas. Mas não ficamos a vontade, é claro! Algo como uma angústia (s. f. 1. Espaço reduzido; estreiteza. 2. Carência, falta. 3. Estado de grande inquietude que parece apertar o coração. 4. Med. Estenose. 5. Aflição, sofrimento.) nos dominou. Porque isto não se restringe ao surf, mas à vida. O ser humano é assim, feito bicho, pouco evoluído, influenciável pelo grupo, de personalidade mutante. Sozinho não se manifesta, em grupo, desembesta (Desembestada - s. f. Corrida irrefreável do animal.).
Quando atingimos o limite, quando encontramos a fronteira entre o saudável e o doente, resolvemos nos retirar do local. Enfim, surfamos por mais duas horas, ótimas ondas em condição excepcional e no quintal de casa. Ainda não contabilizei o saldo, pois não consigo concluir se foi positivo, negativo ou se "zerou". A verdade é a seguinte: É importante manter-se seguro! Mas como muitos outros, nunca deixei de surfar e dropando no pico em Navegantes, Prainha, Itapoá na 3a. pedra, Praia do Luz, Pitangueiras, Praia do Tombo, Pernambuco por causa disto. Se o fizer, sinto que eles, os animais, terão vencido.

É isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário