terça-feira, 5 de abril de 2011

3a. Etapa Circuito Catarinense de Surf Amador - Praia do Sol - Barra Velha

Pois é surfers!
Foi um sucesso! Na minha humilde opinião e na opinião da própria Fecasurf e muitos que estiveram prestigiando o evento.

Recebemos o circuito catarinense de braços abertos, com ondas de um metro com séries maiores e sol.
Acontecimento inédito e histórico para a Praia do Sol, que tem nomes de peso na história das competições do surf catarinense (Aldo e Rafael Piazeira, entre outros) e que vive o surf há pelo menos 30 anos.

3a. Etapa Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2011. Foto: Fábio SurfBrain
Mais inédito ainda foi o campeonato ter sido realizado entre as duas pedras (pedras do Austríaco) e a pedra da Teresa, e não no tradicional point do costão (em frente ao Bar do Nico).
Há vinte anos este pico era raramente surfado, pois as direitas do costão quebravam constantemente e ainda rolavam boas ondas para os dois lados em alguns picos até as pedras do austríaco.
Com a mudança do fundo em frente ao Bar do Nico e no costão, prejudicando a formação das ondas e melhora no fundo em frente ao hoje Posto 5 dos salva-vidas, este pico passou a ser surfado com frequência de uns 10 anos para cá e a crowd só aumenta a cada ano que passa.
Vale dizer que surfei este pico durante muitos anos praticamente sozinho, pois alguns poucos locais surfavam ali e normalmente era quem estava comigo que desfrutava estas ondas.

Estrutura do evento ocupando os dois lados do posto salva-vidas. Foto: Fábio SurfBrain


Bom, história do local a parte, a estrutura do evento ocupou todo o espaço a esquerda e direita do posto salva-vidas e encaixou perfeitamente no local, que é um palco natural para um evento de surf.
Conversei com o presidente da Fecasurf, Fred Leite, que demonstrou ter se surpreendido com o local e estar satisfeito com as ondas e todo o evento.


Dê da Barra - Salva Surf atuando na Praia do Sol (repare na esquerda ao fundo). Foto: Fábio SurfBrain.
 Falei também com o Sérgio André, presidente da ASCN (Associação de Surf Costão dos Náufragos), grande responsável pela realização do evento neste local, que também demonstrou grande satisfação com o evento, as ondas e tudo o mais. Ainda, falei com os competidores Stewson Crippa e Stewart Dean da categoria master e ambos relataram estar surpresos com o local e as ondas. Stewart Dean relatou que estava surpreso com a beleza da praia.
Ricardo Michereff também me falou estar muito satisfeito com o evento, mesmo antes de sagrar-se campeão da etapa na categoria master.

Palanque do evento e as ondas quebrando no outside da Praia do Sol. Foto: Fábio SurfBrain.

Bom, vamos falar um pouco do surf apresentado no evento.
Primeiro, como não poderia deixar de ser, consegui uma vaga de alternate na categoria master e participei do campeonato logo na primeira bateria da categoria, no sábado a tarde e no pior horário do mar. Perdi, mas a missão foi cumprida.

Eu, após minha bateria na master. Foto: Elis.

Nomes já conhecidos e reconhecidos como talentos do surf catarinense, os atletas Diego Michereff, João Paulo Abreu, Matheus Navarro demonstraram o alto nível de surf em que estão, juntamente com outros nomes que também estão surfando muito nas categorias open e júnior.
Outro destaque do circuito e que está surfando muito é o atleta André Heyden de Baln. Barra do Sul. Este garoto está com estilo polido e surfe consistente. Está precisando de patrocínio para pranchas.
Quem me chamou muito a atenção foi o garoto Matheus Herdy (sobrenome de peso) que pelo visto herdou o talento familiar. Surfa bonito, com estilo limpo, linha de surf de arcos desenhados e boas manobras no crítico, apesar do seu pequeno porte físico e pouca idade. É certo que se destacará em um futuro próximo.

Palanque do evento. Foto: Fábio SurfBrain.

Como minha intenção aqui não é exibir os resultados do campeonato, mas sim como local do pico expressar o sentimento em relação ao evento, posso dizer que estamos orgulhosos de ter sediado esta etapa e participado da competição e do evento, e esperamos que venham outros eventos pois o pico demonstrou de forma inegável que está a altura de campeonatos deste porte ou maiores.
Que venha o Circuito Catarinense Profissional!

Fábio SurfBrain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário