domingo, 7 de novembro de 2010

Kelly é o cara 10

Nos meus vinte e tantos anos de surf não lembro de uma passagem tão significativa, tão carregada de emoção quanto esta, com os acontecimentos desta última semana.
Os acontecimentos: 
- a possibilidade de um décimo título para Kelly;
- uma etapa em um local diferente, o já consagrado The Search;
- a chocante e inesperada notícia do falecimento do mestre Andy Irons e a comoção que se desencadeou com esta morte prematura;
- a incerteza da continuidade da etapa em Porto Rico;
- os depoimentos emocionados dos amigos e companheiros de tour de Irons;
- a bateria decisiva contra Adriano de Souza;
- o 10o. título mundial de Slater;
- o título do evento.
Foto: ASP/Kirstin

Estes fatores todos somados deram um "têmpero" único, muito especial, para a conquista deste décimo título. Para mim, brasileiro com muito orgulho, um pouco mais de emoção porque Adriano de Souza esteve envolvido em tudo isto. No 5o. round do evento, nosso "mineirinho"  liderava a bateria e foi "vitimado" por um senhor ávido por conquistar mais um mundial, vitimado não no surf, mas na experiência, na garra (ou na marra).
Adriano declara em entrevista que seria muito bom encontrar Kelly novamente nas quartas-de-final.
Não deu outra, lá estavam os dois.
Impossível (esta é a palavra, porque "surpreendente" já não se encaixa mais depois de tantas façanhas), Kelly inaugurou a bateria mostrando a Adriano e a todos: "Eu já sou o único decacampeão mundial de surf". Adriano foi coadjuvante, mas quem não gostaria de ser em um momento desses?

Dever cumprido, Kelly as lágrimas dedica o título mundial ao maior rival que teve, mister Andy Irons, que nas palavras dele o ajudou a atingir o nível de performance máximo e, de quebra, o tornou mais humilde.

Agora me pergunto:  

E se Kelly Slater deixar o tour a partir de 2011? Não sei quanto a vocês, mas para mim ficará um vazio enorme, que nunca será preenchido, porque há espaços únicos, para pessoas únicas, que jamais poderão ser ocupados por outro, ficarão lá para sempre, um tributo, uma homenagem. Uma lenda!

E que venha o Pipemaster 2011, pois certamente será histórico.  Alguém dúvida?

Fabio SurfBrain

Nenhum comentário:

Postar um comentário