quarta-feira, 21 de julho de 2010

Quintal de Casa - Praia do Sol - Itajuba

Praia do Sol – Pedra da Teresa

(Itajuba – Barra Velha – Santa Catarina – Brasil)



Praia do Sol - Costão Pedras Negras
A Praia do Sol é uma praia de tombo, com fundo de areia inconstante, mutante. No costão das pedras negras houve um tempo em que havia uma direita de alta qualidade, porém esta onda vai e vem junto com a areia do fundo. De uns tempos para cá esta direita até voltou a quebrar mas deve sumir em um próximo ciclo, pois me parece que o fundo de areia da Praia do Sol muda em ciclos.

Bom, se tem um lugar onde sou realmente um local surfer, é a Praia do Sol. Durante muito tempo surfei sozinho em frente de casa, próximo a pedra da Teresa (Ainda descubro porque é a pedra da Teresa!). Foi mais ou menos entre 1990 e 1997/98. Claro, outros locais da praia também surfaram esporadicamente neste pico, mas acredito que nenhum com a mesma frequência que eu. Agora divido o line-up com dezenas de surfistas. Onde antes era mata de restinga, hoje é uma rua onde existe um posto Salva-Vidas. No verão já contei mais de quarenta carros (de surfistas, claro) estacionados neste point. Claro, com o crowd vieram alguns incomodos. Mas o local ainda é o paraíso para quem quer sossego dentro da água.

Aldo Piazera - Direita do costão
Alguns surfers do local, das antigas e de agora: Nico (do “Bar do Nico”), Aldo Piazera, Rafael Piazera, Doca, Minhoca, Jamesson Hansen, Jean Hansen, Jeferson “Finho” Hansen, Marcelo Vanzuíta, Fabiano Vanzuíta, Adriano, Déio, Paulo, Lukinha, Wiliam, Duca, Duco, Kadu, Alex, Fernando, Marcelo Carvalho, Cássio Trapp, Junior Trapp, Marcelo Rosa, Alisson, etc. etc. etc.

Galera, não conheço o nome daqueles que tem menos de trinta anos. Vocês são muitos!! Rsrsrs

Christian Frölich - em frente ao posto Salva Vidas
Por ter o acesso muito simples, próximo a BR-101, a praia é muito procurada para os "bate-e-voltas" do pessoal de Joinville, Jaraguá do Sul e planalto norte.

Não temos as melhores ondas da região, mas...
É isso: Nada como o quintal de casa!


3 comentários:

  1. É isso ai Fábio! Altas fotos da Praia do Sol! Falow!

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    cresci na praia do sol!!!
    e procuro pelo marcelo, pelo fabiano e pela valeska há anos!!!
    e encontrei esse site!!!
    preciso muito falar com o marcelo, vcs podem me ajudar....
    Que saudades das tardes de sol de itajuba....
    debora@frutadeconde.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pooo a praia do Sol ta virando uma babilonia. Meu pai mora do outro lado do Bar do Nico e eu me criei lá, surfo desde os 9 anos de idade e tenho que falar que hoje em dia me sinto um haole quando to surfando la... Conheço toda essa raça que vc citou, alguns mais presentes no line up e outros menos.. Esquecesse do Alan po!!! Ele ainda ta surfando mesmo depois do problema da perna dele :)

    Mas o que eu quero dizer é que nos finais de semana eu não tenho mais tesão de ir surfar ali na frente da casa do meu pai pq depois de acordar vc conta mais do que 50 cabeça surfando na frente da janela de casa e o pior é que é tudo um bando de influenciados pela moda...

    Mas fazer o que... a raça das antigas continua lá...

    Vamo que vamo, que aqueles que são do surf perpetuarão!!
    Abraços
    Julio

    ResponderExcluir